top of page

Expressividade na Dança I

  • Joana
  • 17 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Olá a todos! Hoje venho com um assunto muito interessante para falar com vocês: a expressividade. Existem muitas maneiras de pensar na expressividade, mas ela é uma parte fundamental da dança! Percebam porque é que ela é tão importante e como melhorá-la!

Expressividade: o que é?

A expressividade é a maneira como mostramos as nossas emoções, tanto pela dança como pela música, teatro, etc...

Também chamada de musicalidade, a expressividade é muito importante. Todos os exames de dança pedem como uma parte da avaliação, a expressividade. Conseguimos mostrar a nossa expressividade, quando passamos as emoções da dança ás outras pessoas. Por exemplo, se a dança for triste, e as pessoas sentirem tristeza quando a vêem, conseguimos transmitir as nossas emoções, o que é uma coisa incrível.

A Expressividade é importante?

Sim! A expressividade é importantíssima, pois, como já expliquei anteriormente, é com ela que transmitimos as emoções para a dança. Podemos mostrar a nossa expressividade de muitas maneiras e de diferentes partes do corpo.

Como posso mostrar as minhas emoções?

Para mim, existem duas maneiras de mostrar as emoções: Pela cara e pelo corpo. Eu acho que mostrar as emoções pelo corpo é mais importante, embora pela cara seja também uma parte fundamental. Pensem assim: uma dança sem qualquer expressividade no corpo, mas com uma grande expressividade na cara, é muito boa, mas o corpo é o centro da dança, por isso não a podemos considerar assim tão boa como uma dança com uma grande expressividade no corpo. Para uma grande dança expressiva, a cara e o corpo precisam de trabalhar juntos.

Como posso ganhar expressividade?

E finalmente, o que provavelmente todos queriam saber: como se pode ganhar expressividade?

A expressividade não é propriamente algo que se ganhe, mas sim com que se nasce. Algumas pessoas nascem com expressividade e outras sem nenhuma, mas na minha opinião, toda a gente tem expressividade, só temos que nos soltar um pouco, para que a expressividade venha com isso. A expressividade vem muitas vezes acompanhada com emoções fortes, como: raiva; euforia; depressão; etc.

Quando sentir uma emoção muito forte, dance! É a melhor cura, e vai ver que ajuda imenso! Dance tal e qual como se sente! A expressividade vem aí, e eu acho muito reconfortante.

E foi isso! Espero muito que tenham gostado e que isto vos ajude a ganhar mais expressividade e a compreender o que ela é.

Grandes danças,

Joana

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page