top of page

Como ser bailarino/a profissional

  • Joana
  • 7 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Bem-vindos a mais um post! Hoje vamos falar sobre como ser um/a bailarino/a profissional, pois é um assunto que está muito no ar e toda a gente se questiona sobre isso, então, aqui vai a minha opinião:

Em primeiro lugar, para se ser bailarino profissional, é preciso ter muita dedicação e esforço. A carreira profissional de bailarino é muito exaustiva, ou seja, se quer ser bailarino profissional, tem que estar preparado para uma vida cansativa e corrida, entre espetáculos, ensaios e treinos.

Em segundo lugar, tem que ter formação profissional antes de engressar numa companhia de dança. A técnica tem que ser muito boa, e talvez não vá conseguir de primeira, mas tem que continuar a tentar. Esteja preparado para falhar e cair, mas também para se levantar a seguir e tentar novamente.

Como conseguir uma formação profissional?

Hoje em dia, em muitos países existem escolas com formação profissional em dança, mas o problema é que a maioria delas precisa de se fazer uma audição antes de entrar, então, só pode entrar quem já tiver algum conhecimento em dança.

Em Portugal eu conheço uma escola com formação profissional: A Escola de Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), em Lisboa. Existem várias outras, então é só pesquisar, mas esta é a mais conhecida.

No Brasil, eu conheço algumas, como a Petit Danse e a Escola do Teatro Bolshoi.

Também tem algumas escola com Ensino Artístico Especializado, do 5º anos escolar ao 9º ano escolar. Mas apenas conheço em Portugal:

- EADCN

- Escola de Dança Ana Mangericão

- AluapDans- Companhia de Dança Paula Marques

Tudo em Lisboa.

Enquanto se forma para profissional:

Quando um bailarino se forma para profissional, terá várias aulas por dia, por isso, quando puder, tente relaxar e fazer algo que gosta, como: ler, passear, cozinhar, ver TV, ou mesmo outro desporto que goste, como natação, ténis ou remo. Não pode é ser intensivamente, claro!

Também é importante experimentar outros tipos de dança, como contemporâneo, jazz e hip-hop. Vai ajudá-lo a explorar outras culturas e a conviver com outras danças, e não a que está acostumado.

Algo que o vai ajudar muito, é a ir em competições de dança. Vai ajudar a prepará-lo para testes e audições e para espetáculos em público. Tente ir com a sua escola se ela o oferecer, mas se não, vá sozinho e peça ajuda ao seu professor/a. Claro que também pode coreografar sozinho, mas talvez as primeiras necessitem da ajuda do seu professor.

E já está! Já tem tudo do que precisa para ser bailarino profissional, escola em Portugal e no Brasil e ainda algumas dicas. Mas sempre muito importante,:

Treine muito mas não exagere. Treine com gosto e aprecie a dança.

Beijinhos,

Joana

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page